NÚCLEO DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA E AGROBIODIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE – NEEAPlaC

04/08/2013 18:03

O NEEAPlaC é um projeto composto por dois alunos da UFSC campus Curitibanos: Gabriela Carolina dos Santos e Gustavo Eduardo Pereira e é coordenado no campus pela professora Karine Louise dos Santos e tem a finalidade de integrar atividades de pesquisa científica, extensão tecnológica e educação profissional para cooperar com o movimento de construção da Agroecologia e para valorizar, conservar e manejar a Agrobiodiversidade do Planalto Catarinense.

NEAAPlaC conduzirá uma pesquisa cientifica intitulado Núcleo De Estudo Em Agroecologia E Agrobiodiversidade Do Planalto Catarinense entre as ações esta a atividades de  identificação e caracterização das estratégias locais de manejo e uso de frutíferas nativas no Planalto Catarinense, a qual visará subsidiar a definição de planos de conservação e desenvolvimento regional sustentável. Esta atividade esta sendo desenvolvida pelo grupo Conservação e Manejo da Agrobiodivesidade/Campus Curitibanos.

Imagem 1. Grupo Conservação e Manejo da Agrobiodivesidade/Campus Curitibanos em campo.

Nesta atividade ainda está incluída a implantação de Quintais Agroflorestais típicos e pitorescos em propriedades rurais, pousadas familiares e unidades de ensino que serão diversificados com espécies nativas e exóticas adaptadas na região há muitos anos, servirá de apoio à manutenção da agrobiodiversidade, ao turismo rural e ao desenvolvimento dos cursos correlacionados ao projeto.

A NEAAPlaC também oferecerá cursos que permitam melhores condições de acesso ao trabalho e à geração de emprego e renda no meio rural que serão ofertados para agricultores, agricultoras e técnicos extensionistas da região Planalto Catarinense.