Reduzir, reutilizar e reciclar: A arte da criatividade com conscientização

12/08/2013 21:37

O projeto é composto pela acadêmica Maiara de Liz Granemann e é coordenado pela professora Karine Louise dos Santos e tem como foco a sociedade acadêmica, prevê várias atividades sendo que, algumas delas, já foram concretizadas.

Primeiramente houve uma Exposição de Arte Contemporânea que consistiu na exposição de um “mini lixão” no Hall do prédio do Campus. O objetivo foi mostrar que há o problema de produção acentuada de “lixo” e questionar o fim que é dado ao mesmo.

 Imagem 1. Exposição de Arte Contemporânea que consistiu na exposição de um “mini lixão” no Hall do prédio do Campus Curitibanos.

 Realizou-se também, um estudo intitulado de “Linha do tempo: um estudo sobre a evolução do consumo”. Essa atividade fez uma reflexão sobre questões históricas, sociais e culturais de cada década a partir da revolução industrial até a atualidade, e mostrou como esse contexto teve repercussão sobre a produção de resíduos.

Imagem 2. Exposição da linha do tempo realizada pela acadêmica Maiara de Liz Granemann.

Realizou-se ainda uma oficina, onde os alunos deveriam expressar, de maneira artística, seus desejos para o futuro e, posteriormente, deveriam confeccionar um mural com desenhos. Essa etapa foi monitorada do início ao fim. Isso possibilitou que todas as expressões observadas, desde cada desenho até o que os participantes conversavam sobre o tema proposto, fossem avaliadas.

Imagem 3. Mural com os desenhos confeccionados pelos alunos que expressaram seus desejos para o futuro.

Adicionalmente organizou-se um espaço em redes sociais, no sentido de socializar as ações desenvolvidas no projeto e estimular reflexão através de frases instigantes relatando o problema e consequências sociais, ambientais e culturais dos resíduos sólidos.

Salienta-se que todas essas ações têm o objetivo de estimular a reflexão sobre o problema dos resíduos sólidos, tendo sempre a preocupação em fazer manifestações artísticas para obter reflexões mais sensitivas.

Haverão, ainda, discussões abordando os seguintes assuntos: a produção excessiva de resíduos, a questão social, ambiental e cultural; além da discussão de alternativas para reflexão, redução, reutilização, reciclagem. Outro ponto que será abordado são oficinas para a confecção de artefatos proveniente de resíduos sólidos. Dentre algumas, estão: oficina com produtos plásticos em geral; oficina com latas; oficina com vidro; oficina com papel, papelão e jornal; oficina de jardinagem e, uma extra, sobre compostagem de resíduos orgânicos.